A Pedagogia Waldorf

“Não se deve perguntar o que o ser humano necessita saber e conhecer em relação à ordem social estabelecida, mas sim, que potencial existe no ser humano e o que pode nele se desenvolver. Assim será possível acrescentar sempre forças renovadas, procedentes da geração em desenvolvimento, à ordem social. Dessa maneira, viverá sempre nessa ordem social aquilo que os indivíduos que nela ingressam conseguem realizar. Não se deve fazer desta nova geração aquilo que a ordem social existente deseja fazer.”

– RUDOLF STEINER –

Atuamos em direção do desenvolvimento de adultos livres, criativos e com energia para buscar a realização de seus ideais. Seres humanos, portanto, capazes de mudar a sociedade para melhor.

O método pedagógico (assim como o sistema de gestão) utilizado nas Escolas Waldorf foi desenvolvido pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919 e tem como meta desenvolver o ser humano da forma mais ampla possível, dando possibilidades para que seu pensar, sentir e agir amadureçam de forma equilibrada e completa. Buscamos atingir esses objetivos através do ensino das matérias curriculares por meio de atividades artísticas, de trabalhos práticos e do ritmo das comemorações. Na Pedagogia Waldorf, as crianças são consideradas em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que elas pertencem. Portanto, não se generaliza a criança como receptora de um volume maior ou menor de “conteúdos de ensino” que a levariam, no futuro, a competir por essa ou aquela posição no mercado de trabalho.

Na Antroposofia, a biografia humana é vista em setênios (ciclos de sete anos). Em cada setênio, considera-se que a criança aprende de uma maneira diferente:

No primeiro setênio

O mundo é BOM. A criança vive uma fase de experimentação da bondade do mundo e o aprendizado se realiza através da imitação. O movimento e a brincadeira exercem estímulos fundamentais que determinarão a capacidade cognitiva e a qualidade de vida e a vontade do futuro adulto.

No segundo setênio

O mundo é BELO. O conteúdo do currículo é trabalhado através de imagens e vivências de experimentação real dos fenômenos e não apenas por conceitos abstratos, utilizando-se, para isso, o apoio de atividades verdadeiramente artísticas (pintura em aquarela, mitologia, contos de fadas, modelagem), que se ligam aos sentimentos das crianças e que vão se refletir no sentir do adulto. Os professores acompanham as mesmas crianças por vários anos, adquirindo um profundo conhecimento da individualidade de cada aluno, permitindo o desenvolvimento pleno de suas habilidades e capacidades.

O terceiro setênio

O mundo é VERDADEIRO. Neste momento, a autonomia e responsabilidades são bases para o desenvolvimento real de um pensar claro e profícuo.

No futuro os três aspectos: querer, sentir e pensar atuarão de maneira harmônica, em um adulto equilibrado e seguro de suas ações.

“A Pedagogia Waldorf é uma pedagogia essencialmente do fazer, nada deveria ser dado diretamente para a cabeça de uma criança. Para adquirir conhecimento, nós estudamos, ele já existe. Habilidades é que nós precisamos treinar. Então esta é uma pedagogia que tudo o que vai chegar para a criança passa primeiro por suas mão, das mãos pelo coração, porque ela se vincula afetivamente com aquilo que está fazendo, e, só então, chegará na cabeça. Então, se a criança vai estudar um conteúdo de matemática, medindo todas as possibilidades, construindo suas próprias réguas, construindo seus aparelhos de medição com as próprias mãos, ela se vincula afetivamente com essa tarefa, e assim ela aprende, ela desperta para este conhecimento de verdade. No futuro, ela poderá fazer o caminho inverso e aquela ideia que se tornou um ideal, poderá ser permeada pelo calor anímico, pelo calor do amor, e ir para uma ação amorosa no mundo. Portanto, na Pedagogia Waldorf, a criança durante o período escolar recebe algo que passou pelas suas mãos, viveu no coração e chegou à consciência, pra  assim que ela se tornar apta a se colocar no mundo.”

Eduardo Américo, professor de classe