A Pedagogia Waldorf no Mundo

A primeira escola Waldorf surgiu na Alemanha, no ano de 1919. Em meio ao caos social e econômico decorrente da Primeira Guerra Mundial, havia na Europa um esforço em construir uma nova ordem econômica, social e cultural.

Na cidade de Stuttgart, a direção da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria convidara o filósofo austríaco Rudolf Steiner para fazer conferencias sobre temas sociais e educativos aos seus funcionários. Suas palestras despertaram nos trabalhadores o desejo de que seus filhos recebessem uma educação escolar fundamentada naqueles mesmos princípios.

Em setembro daquele ano começava a funcionar num prédio desta mesma fábrica a primeira escola Waldorf. Pouco tempo depois, a escola transferiu-se do local, desvinculou-se da empresa e manteve em sua pedagogia o nome com o qual ficara originalmente conhecida: “Pedagogia Waldorf”.

Rudolf Steiner morreu em Dornach, na Suíca, em 1925, deixando extraordinárias contribuições nos campos da organização social, da pedagogia (Waldorf), da medicina, da farmacologia, da agricultura, da pedagogia curativa, das artes, entre outros.

Hoje, as escolas Waldorf formam uma rede independente que mais cresce no mundo, com mais de 1100 escolas espalhadas por todo o mundo. A pedagogia das escolas Waldorf é apontada pela UNESCO como aquela capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade, principalmente nas áreas de grandes diferencias sociais.

No Brasil, a primeira escola foi fundada há mais de 50 anos, na cidade de São Paulo, no Alto da Boa Vista, levando o nome do fundador da pedagogia, Rudolf Steiner. Hoje, são mais de 40 escolas associadas à Federação das Escolas Waldorf do Brasil, e outros tantos Jardins de Infância, espalhados pelo Brasil.

Em Piracicaba, a Pedagogia Waldorf surgiu como resultado de encontros realizados por pais e pessoas ligadas à educação. Esses encontros frutificaram e, através da Associação Arcanjo Gabriel (hoje Associação Pedagógica Novalis), em 2000, foi fundada a primeira escola Waldorf de Piracicaba: Jardim de Infância Alecrim. Em 2004, foi inaugurada na cidade a Escola Waldorf Novalis, que vem até hoje oferecendo a seus alunos o Jardim de Infância e o Ensino Fundamental. Conheça mais sobre nossa história, aqui.